POSSÍVEIS PROBLEMAS NO TERMOSTATO DE UM REFRIGERADOR

O termostato é um dispositivo que controla as variações de temperatura de um sistema de refrigeração. Esse dispositivo permite que o usuário defina o nível de resfriamento desejado dentro do refrigerador. Uma vez definido, o termostato fará com que o compressor ligue ou desligue para manter constante a temperatura desejada.

Assim, o termostato é um item importante para o bom funcionamento do refrigerador. Qualquer problema apresentado por ele irá prejudicar todo o sistema de resfriamento.


Para realizar a manutenção desse dispositivo, preparamos para os refrigeristas uma lista de possíveis problemas apresentados por um termostato, suas causas e como resolvê-los:

Termostato não liga      

Gire o botão do termostato até o ponto máximo (mais frio) e observe se o compressor dá a partida. Se não funcionar, verifique se pode ser um dos outros problemas apresentados abaixo.

Termostato sem passagem de corrente pelos contatos

Instale um fio-ponte entre os terminais do termostato. Se o compressor der a partida, substitua o termostato.

Termostato não desliga

Verifique se a fixação do bulbo do termostato está correta. Gire o botão do termostato para o ponto mínimo (menos frio) e verifique se o compressor desliga. Se o problema continuar, substitua o termostato.

Termostato gerando ruído

Informe o usuário que é normal um estalo na operação de liga e desliga do termostato. No entanto, verifique se o termostato está corretamente fixado.

Termostato com bulbo solto

Fixe corretamente o bulbo do termostato.

Termostato com bulbo fora da posição original

Posicione o bulbo de acordo com o que foi previsto pelo fabricante.

Termostato inadequado

Verifique se o modelo do termostato utilizado é o indicado pelo fabricante. Se necessário, consulte o fabricante do sistema de refrigeração.

Ao substituir o termostato, lembre-se sempre de seguir as recomendações do fabricante e escolha o dispositivo indicado. A manutenção adequada garantirá a maior vida útil do compressor e do próprio refrigerador.

67 comentários:

  1. Bom dia,tenho uma consul cile de frost(geladeira com pequeno freezer),nos ultimos 2 meses notei que a mesma esta trabalhando diferente,como essa geladeira esta em uma casa de praia q usamos de 10/10 dias com ela sempre ligada sem interrupçoes, a mesma passou a armar o termonstato trabalhando normal armando e desarmando por um periodo de 12/13 hrs por dia e depois passa umas 18/20 hrs desligado sem armar ficando so a luz interna da geladeira acesa,o freezer degela,e tudo que esta na geladeira fica na temperatura ambiente,resumindo antes nao era assim,sera que isso possa ser problemas no termonstato?Dei-me uma luz por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha também está assim tenho que mexer no seletor para ligar e já troquei dois termostato!

      Excluir
  2. Bom dia,tenho uma consul cile de frost(geladeira com pequeno freezer),nos ultimos 2 meses notei que a mesma esta trabalhando diferente,como essa geladeira esta em uma casa de praia q usamos de 10/10 dias com ela sempre ligada sem interrupçoes, a mesma passou a armar o termonstato trabalhando normal armando e desarmando por um periodo de 12/13 hrs por dia e depois passa umas 18/20 hrs desligado sem armar ficando so a luz interna da geladeira acesa,o freezer degela,e tudo que esta na geladeira fica na temperatura ambiente,resumindo antes nao era assim,sera que isso possa ser problemas no termonstato?Dei-me uma luz por favor.

    ResponderExcluir
  3. se puderem me notificar ,agradeço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu nome é Mucio, e meu congelador está com o mesmo problema que sua geladeira, gostaria de saber se conseguiu consertar e qual foi o diagnóstico?

      Excluir
  4. A minha geladeira ela continua ligada direto ela não tá desligando dando a pausa ela continua gelando direto sem parar é possível termostato está com problema

    ResponderExcluir
  5. Meu ar condicionado de 10000 btu o termostato nan controla o compressor o que pode ser

    ResponderExcluir
  6. Minha geladeira está dando gelo na parte de baixo ,alem de estar pingando água ,o freezer não está degelando .

    ResponderExcluir
  7. A geladeira continental 460 está gelando muito ,coloquei no n 1 a borracha da porta tbm não está boa ,será termostato ou borracha ...

    ResponderExcluir
  8. Estou com frizzer metal frio que não esta desligado. Se girar a chave desliga

    ResponderExcluir
  9. Olá minha geladeira Electrolux arma mas não mantém. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha geladeira gela por um tempo depois para de gelar o que pode está acontecendo

      Excluir
    2. A minha também está assim e fica dando uns estalos vc obteve resposta

      Excluir
  10. Oi bom dia minha geladeira parou depois de fazer o degelo o que fazer

    ResponderExcluir
  11. A minha situação é seguinte a máquina frigorífico a ranca e em seguida se desliga e não sei porque

    ResponderExcluir
  12. Olá,minha geladeira é biplex!Troquei o termostato dela,mas não está desarmado,fica ligada direta não está gelando bem na parte de baixo,está grau 4,puxa muita energia? O que está acontecendo c ELA?

    ResponderExcluir
  13. Meu comentário está acima 25 Junho 2019 as 23h 54min

    ResponderExcluir
  14. Minha geladeira inverter está suando na parte externa da porta do congelador pode ser o termostato pois a geladeira tem apenas dois anos de uso ,será que é a borracha ou o termostato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito fácil....dá um banho nela que ela para de suar

      Excluir
  15. Boa tarde qual é a posição correta do bulbo do termostato do freezer f 18 electrolux

    ResponderExcluir
  16. Minha geladeira consul 230 l não mantem a temperatura e o compressor aciona em pequenos intervalos de tempo (20 minutos ). As borrachas da porta estão com boa vedaçao.Devo trocar o termostato ?

    ResponderExcluir
  17. Troquei a lâmpada mas mesmo assim não liga

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Meu freezer é um consul 260l. Ele as vezes estrala o termostato mas não liga. As vezes liga. Outras vezes só estrala. Oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc conseguiu resolver seu problema? A minha freezer vertical esta exatamente assim como a sua. Se vc resolveu o q foi a causa desse problema???

      Excluir
  19. Minha geladeira ficou uns dias desligada e qd liguei novamente ela começou a congelar tanto no frizer que é separado como dentro dela. Mesmo estando no mínimo. O q pode ser ???

    ResponderExcluir
  20. Minha geladeira está funcionando com freezer normal produzindo gelo mas na parte de baixo gela muito pouco mesmo no 4 SERÁ Q É
    O TERMOSTATO ?

    ResponderExcluir
  21. ola . minha geladeira esta criando uma camada de gelo muito grande na placa fria e nao fica acho que nem um minuto desarmada ja liga de novo ela e duplex consul o que pode ser

    ResponderExcluir
  22. Bom dia minha geladeira quando
    Liga o botão seletor de temperatura só funciona bem da
    Media e máxima temperatura
    Pode ser o termostatico e o
    Bulbo. Moro longe da cidade
    Consul 300 cara 30 e obg

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma geladeira Electrolux Dc49 de um tempo para cá ela só desliga e liga na temperatura mínima,o que pode ser o defeito.obrigado

    ResponderExcluir
  24. Tenho um freezer frost Eletrolux e só liga se apertar o botão liga verde e em seguida apertar o liga congelamento rápido ,e ele conhela tudo normal após 2 dias role fica no modo resfriamento , tenho que desligar as duas chaves e ligar novamente ,e o termostato só funciona no máximo

    ResponderExcluir
  25. Minha geladeira está congelando os alimentos na parte de baixo e a placa que fica dentro tá toda congelada o que pode ser

    ResponderExcluir
  26. Minha geladeira consul esta comgelando a parte de baixo do frizer a placa que fica dentro também o que pode ser

    ResponderExcluir
  27. eliasmontagnola@hotmail.com20 de novembro de 2019 às 00:37

    Minha geladeira funciona normal no primeiro dia depois só o freezer,pois congela todo sistema de passagem para parte de baixo e perde toda refrigeração abaixo so congelando o freezer

    ResponderExcluir
  28. Bom dia,tenho uma consul cile de frost(geladeira com pequeno freezer),nos ultimos 2 meses notei que a mesma esta trabalhando diferente, fica de 8/8 dias com ela sempre ligada sem interrupçoes, a mesma passou a armar o termonstato novo que coloquei trabalhando normal armando e desarmando por um periodo de 12/13 hrs por dia e depois passa umas 18/20 hrs desligado sem armar ficando so a luz interna da geladeira acesa,o freezer degela,e tudo que esta na geladeira fica na temperatura ambiente,resumindo antes nao era assim,sera que isso possa ser problemas no termonstato? por favor

    ResponderExcluir
  29. Meu expositor metal frio vertical não desliga o termostato, como faço para trocá-lo?

    ResponderExcluir
  30. Ola boa noite estou com um freezer cônsul horizontal ele desliga so acada 3 dias toca direto vc pode me dizer oque é ja troquei o termostato, e os relé

    ResponderExcluir
  31. Ola boa noite estou com um freezer cônsul horizontal ele desliga so acada 3 dias toca direto vc pode me dizer oque é ja troquei o termostato, e os relé

    ResponderExcluir
  32. bom dia! minha geladeira liga,ai depois ela para e não liga o motor mas descongela tudo ai tiro da tomada e coloco de novo e fico mexendo na temperatura ai ela liga de novo. o que pode ser o defeito?

    ResponderExcluir
  33. A minha geladeira também está nestas condições
    A minha é Electrolux
    Desliga a noite e não liga sozinha. só liga se eu mexer no termostato aí começa a congelar
    Fora isso não liga e não gela a parte de baixo sem mexer no termostato, chamei um técnico
    Trocou o motor o relé e continua com os mesmos defeitos,ficando nervosa com essa situação toda aff.

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma frizer IHB 1115 fricon, já troquei o termostato, e o problema pessiste, o termostato não desliga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem de ajustar o parafuso de sensibilidade do termostato. Eles vêm regulado de fábrica para uma temperatura muito baixa que o aparelho as vezes nem consegue alcançar. Tem uns videos no youtube. Procure por regular termostato ajuste de sensibilidade.

      Excluir
  35. Minha GELADEIRA está funcionando direto nao liga desliga pode ser o termostato

    ResponderExcluir
  36. Tenho um freezer da Consul ele liga e desliga de 5 em 5 minutos isso é normal?

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de uma ajuda tenho uma geladeira da marca continental rcct 490, ela está condensando muito internamente chegando a molhar as prateleiras, verifiquei a borracha da porta e a mesma não apresenta nenhum problema, pode ser o termostato?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia tenho um refrigerador Consul crd36, o mesmo cria uma camada enorme de gelo na parte de baixo mas não gela os alimentos em alguns momentos e em outros, acaba congelando os alimentos q estão na primeira prateleira como água ou outros produtos, tem momentos q não dispara, fica uma camada de gelo mas os alimentos ficam apenas em temperatura ambiente não gelam.

    ResponderExcluir
  39. Meu tremostato quebrou e agora nao sei pra que lado eu giro....geladeira eletrolux..ela desliga um pouco mais depois fica muito tempo trabalhando....

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde, me chamo Douglas, eu tenho um balcão refrigerado e ele quando é ligado na tomada ele depois que cria gelo nas placas ele não fica nem 3 minutos ligado e nem o mesmo tem desligado, ou seja ele fica ligando e desligando em um curto período de tempo alguém pode dá uma ajuda aí???

    ResponderExcluir
  41. Minha geladeira é Dako ela só desliga se o termostato estiver no 1 oq pode ser

    ResponderExcluir
  42. Depois q troquei o termostato da minha geladeira está formando falo na placa do lado externo da geladeira,o q pode ser? Modelo cônsul biplex crd 36

    ResponderExcluir
  43. Coloquei no médio minha geladeira Brastemp o termostato deu um clique e desligou a geladeira é normal isso depois ela volta a refrigerar?

    ResponderExcluir
  44. Tenho uma geladeira brastemp brm 45 eu esqueci a porta do freezer aberta durante 8 horas, e agora depois de fecha la notei que a geladeira não esta desligando o motor ficando sempre ligada mas esta gelando normalmente!

    ResponderExcluir
  45. minha geladeira funciona bem até a média temperatura se colocar no máximo ela desliga e não liga mais, somente tirando da tomada e recolocar após um tempo. Oque pode ser ? 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tá assim tbm já troquei termostato e o dele e nada todos só dizem q e o motor

      Excluir
  46. Boa tarde. Compressor do balcão de açougue queimou, comprei um novo e o técnico fez a troca, porém após essa manutenção, o compressor não desligou mais, mesmo com termostato no mínimo, o técnico disse que havia dado problema no termostato, trocou e nada ainda de desligar, o que será que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O técnico colocou o termostato original do freezer???porque se foi o pararelo ele te ferrou

      Excluir
  47. Meu expositor está com u. Problema ele liga normal após uns 40 minutos começa a disparar como si estivese faltando energia depois ele vai perdendo a força e muita das vcs perde a força total me ajude si por favor

    ResponderExcluir
  48. Minha geladeira copacabana rdv48 funciona até certo tempo depois desliga e n consegue ligar de novo já troquei o relé e o termostato e nada

    ResponderExcluir
  49. Minha geladeira copacabana rdv48 funciona até certo tempo depois desliga e n consegue religar já troquei termostato e o relé

    ResponderExcluir
  50. Geladeira consul 450 litros biplex. Desliga em seguida fica tic, tec. Retiro da tomada espero alguns minutos volta a funcionar.

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!