REFRIGERADORES FROST-FREE

Como evitar e reparar as principais falhas técnicas nos modelos domésticos.

Os refrigeradores frost-free já estão no mercado há muitos anos. Mas continuam a despertar dúvidas entre os refrigeristas. Por isso, vamos fazer uma série de três matérias sobre as falhas técnicas que ocorrem nesses equipamentos.

A primeira delas tratará dos refrigeradores domésticos e as próximas abordarão os problemas ligados à utilização dessa tecnologia na refrigeração comercial. isso, vamos fazer uma série de três matérias sobre as falhas técnicas que ocorrem nesses equipamentos.

Para começar, é importante saber precisamente o que é um refrigerador frost-free.
Os refrigeradores frost-free já estão no mercado há muitos anos. Mas continuam a despertar dúvidas entre os refrigeristas. Por isso, vamos fazer uma série de três matérias sobre as falhas técnicas que ocorrem nesses equipamentos.

A primeira delas tratará dos refrigeradores domésticos e as próximas abordarão os problemas ligados à utilização dessa tecnologia na refrigeração comercial. isso, vamos fazer uma série de três matérias sobre as falhas técnicas que ocorrem nesses equipamentos.
A palavra frost em inglês significa gelo ou geada, enquanto free é traduzido por livre. É, portanto, um equipamento livre de gelo, ou seja, nele não ocorre formação de gelo nas paredes do congelador, evitando a necessidade de fazer o degelo periodicamente. Em resumo, é um refrigerador com sistema de degelo automático.

Para permitir esse degelo, nos refrigeradores frost-free domésticos existe, junto ao evaporador, um sistema de resistências elétricas que aquecem a superfície dos tubos.

Essas resistências estão ligadas a um sensor de temperatura e são acionadas por um timer, derretendo toda a camada de gelo que se forma na superfície do evaporador. Isso acontece em intervalos regulares de tempo, que variam conforme o equipamento, podendo ser de seis em seis horas ou mais.

Nesse tipo de equipamento, o modelo de evaporador é diferente em relação aos refrigeradores convencionais, permitindo o uso de ventilação forçada.

Com isso, há um fluxo de ar que movimenta de maneira uniforme o frio gerado no evaporador – o que evita a formação de líquido condensado na parede do congelador e a consequente solidificação desse líquido. Graças a essas características, o ambiente interno desse compartimento do congelador apresenta um fluxo de ar frio, seco e uniforme.


Os problemas mais comuns

De maneira geral, equipamentos frost-free têm bom desempenho e contam com uma avaliação favorável de seus usuários.

No entanto, eles estão sujeitos aos mesmos problemas que os refrigeradores convencionais e a alguns outros, que são decorrentes de suas características específicas.


A) Vazamentos de água

A queixa mais comum é o vazamento de água, que pode ocorrer tanto no lado externo do refrigerador, quando do lado interno.

Vazamentos externos podem ser provocados pelo transbordamento da bandeja, cujas causas mais prováveis são três:

• O ambiente é muito úmido e/ou frio e a bandeja não está seca quando se inicia um segundo ciclo de degelo (a água evapora mais lentamente em ambientes mais frios e úmidos). Com isso, não cabe nela toda a água. A solução é trocar a bandeja por uma maior;

• A bandeja não está próxima o bastante da carcaça do compressor, o que a deixa fria e retarda a evaporação da água (é o calor da carcaça que leva à evaporação da água que cai na bandeja). A solução é aproximar mais a bandeja do compressor;

• A bandeja está inclinada ou rachada, fazendo com que parte ou toda a água que devera estar contida nela escape. A solução é corrigir a posição da bandeja ou trocá-la por uma nova.

Outro motivo para o vazamento externo é o posicionamento incorreto do dreno, que faz com que a água do degelo não caia na bandeja, escorrendo para o chão.

Resolver esse problema é simples: basta reposicionar corretamente o dreno.

Já os vazamentos na parte interna do refrigerador (no gabinete) são consequência da obstrução do dreno, que faz com que a água se acumule. Ele pode estar obstruído por sujeira ou por estar esmagado (por ter sido parafusado muito forte, por exemplo). A solução é óbvia: desobstruir o dreno ou, se necessário, trocá-lo.


B) Acúmulo de gelo

Outro problema que ocorre em refrigeradores frost free é quando os ciclos de degelo não conseguem descongelar todo o evaporador.

Nesse caso, sobra gelo, da mesma forma que em refrigeradores convencionais. Em geral, esse gelo se acumula, pouco a pouco, nas aletas do evaporador, obstruindo-as.

Como o gelo não é um bom condutor de calor, isso pode levar à queixa de que a geladeira está gelando menos. Isso acontece em ambientes muito quentes e úmidos ou quando se abre muitas vezes a porta do refrigerador.

Especialmente nesses casos em que o usuário se queixa de que “a geladeira não gela”, alguns técnicos já se apressam em apontar o compressor como o culpado.

Antes de chegar a essa conclusão, porém, é necessário fazer uma verificação nos componentes, pois podem estar ocorrendo problemas em algum deles:

• A resistência pode estar em curto, por exemplo;

• O timer não está funcionando corretamente, o que leva o degelo a ser feito em intervalos maiores do que o necessário;

• O sensor de temperatura não funciona da maneira adequada;

• O ventilador do evaporador não desliga ou trava.

Qualquer outro componente elétrico do equipamento pode ser a causa do problema. O procedimento recomendado é realizar uma verificação de continuidade elétrica em cada um deles e, se necessário, efetuar a sua substituição.

4 comentários:

  1. Boa noite minha geladeira e uma cônsul CRB36 ela está acumulando gelo, efetuei o auto teste e a resistência aqueceu, o sensor de degelo e temperatura aparentemente normal.
    Reparei que ela efetua o degelo, tanto por acumular água na bandeja como por diminuir o gelo considerávelmente em algumas ocasiões mas acaba acumulando mesmo assim.
    Gostaria de saber se e possível que o sensor de degelo não funcione sempre dano problema de forma intermitente?

    ResponderExcluir
  2. Sim é possível perder a faixa de trabalho.
    Se medir ele ele pode estar dando a medição em ohms conforme seu valor e temperatura ambiente mas não atinge o valor para acionar o degelo.
    Ex sensor de 3 ohms a 25graus
    Tem que atingir 45 ohms a -30graus
    Mas não passa dos 40 ohms

    ResponderExcluir
  3. A minha geladeira, uma df32 Electrolux, está com problema de acionamento do timer de degelo. Ele faz o ciclo completo, entra em degelo e depois não retorna a funcionar. Troquei o timer sem sucesso. E agora?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde tenho uma geladeira frota free da Consul facilite está congelando por dentro o que devo fazer

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!