Manter-se constantemente atualizado é um objetivo para o profissional de refrigeração que deseja cada
vez mais clientes novos e a fidelização daqueles que já atende.
Um dos objetivos é estar preparado para as novas tecnologias que surgem constantemente, prever oportunidades de negócios e estar preparado para quando novas demandas de mercado surgirem.
Um grande exemplo disso é a chegada ao mercado, iniciando em outubro, dos inversores Embraco Fullmotion para reposição, voltados para a utilização em refrigeração doméstica.
O que são os inversores Embraco Fullmotion?
Para quem não está familiarizado com esse avançado componente eletrônico, é importante saber que os compressores com velocidade variável – nos quais são utilizados os inversores – já são uma realidade no mercado e sua presença vai se acelerar num futuro próximo. Na Europa e no Japão, por exemplo, essa tecnologia está ganhando força e sendo cada vez mais utilizada em lugar dos compressores convencionais on-off.
Os compressores de velocidade variável ajustam a velocidade de rotação conforme a demanda, justamente por contarem com o inversor. Trata-se de um dispositivo eletrônico capaz de medir as variações de temperatura do sistema e ajustar automaticamente a sua velocidade, tornando a operação mais eficiente.
Leia mais sobre os compressores de velocidade variável.
Qual a importância dessas informações para os refrigeristas?
A chegada de novos produtos e tecnologias ao mercado exige, de imediato, a aquisição de novos conhecimentos técnicos especializados por parte dos profissionais. Neste caso, saber como os inversores funcionam e entender como efetuar uma troca da peça danificada é de fundamental importância.
Isso porque não se trata de uma “peça de reposição genérica”. Esses inversores são resultado de pesquisas e testes feitos pela equipe técnica da Embraco, para que apresentem o mesmo desempenho dos componentes originais.
Como existem centenas de modelos de inversores em uso atualmente, a Embraco trabalhou para desenvolver soluções que tornassem mais prática a substituição.
Onde o refrigerista pode buscar conhecimento?
Atualmente, os profissionais de refrigeração contam com diversos centros e escolas para aprimorar o aprendizado e o conhecimento. Uma das principais instituições é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com dezenas de unidades espalhadas pelo Brasil.
Buscar essas qualificações exige, primeiramente, vontade do refrigerista. Aqui nesse link o profissional poderá encontrar os centros e escolas nas principais cidades que oferecem os cursos técnicos de refrigeração e climatização.
Lembrando que, para se destacar, além de estar atualizado com as novidades, o refrigerista precisa entender a importância de oferecer um atendimento que supere as expectativas dos clientes e estar inserido no mundo digital (divulgar o seu negócio, por exemplo).
Além disso, buscar por especializações, ler revistas do segmento, como o Clube da Refrigeração, acompanhar fóruns e ter contato com outros profissionais também são maneiras de estar por dentro das novidades.
POR EMBRACO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!