Os sistemas de refrigeração em supermercados desempenham um papel de extrema importância no setor. Eles são os grandes responsáveis em manter bem conservados os produtos perecíveis, entre eles alimentos congelados e resfriados (carnes, bebidas, laticínios, entre outros).
Por essa razão, qualquer problema que ocorra com esses sistemas pode representar um grave risco ao estabelecimento, entre eles:
– Perda de produtos: a falta de refrigeração pode estragar alimentos, aumentando o desperdício e reduzindo o faturamento da loja;
– Perda de clientes: produtos sem qualidade farão com que clientes reduzam as compras e podem até causar problemas de segurança alimentar;
– Crescimentos dos custos: equipamentos em mau estado de conservação e com baixa performance aumentam o consumo de energia, além de prejudicar o meio ambiente.
Como reduzir custos em sistemas de refrigeração?
O melhor caminho para que os sistemas de refrigeração mantenham um bom desempenho e reduzam custos é realizar a manutenção preventiva. Esse cuidado evita que os equipamentos estraguem de repente, causem danos aos alimentos e influenciem nas vendas dos supermercados.
Como o refrigerista pode aproveitar essa oportunidade?
O mercado de refrigeração para supermercados está em constante evolução. Mudanças no comportamento do consumidor (devido à correria do dia a dia buscam por alimentos prontos e rápidos de fazer, como os congelados) e na legislação, além da necessidade de conter os custos nos estabelecimentos, abrem grandes oportunidades para os refrigeristas.
Como o setor está se renovando e passando por diversas transformações, é importante para o técnico se capacitar para estar preparado para as soluções inovadoras nos supermercados, entre elas as manutenções de compressores e sistemas de refrigeração.
Entre esses conhecimentos que o refrigerista deve ter para poder trabalhar com a manutenção preventiva de sistemas de refrigeração de supermercados estão:
Planejamento da manutenção preventiva: O planejamento de uma manutenção preventiva eficiente começa pela leitura dos manuais dos equipamentos, verificando as recomendações feitas pelos fabricantes.
Definição das ações que serão feitas: Isso inclui aspectos como aparência do equipamento, sistemas de vedação, condensador, evaporador, compressor, entre outros.
Manutenção do bom relacionamento com o cliente: além de todo o conhecimento técnico, que é fundamental, o refrigerista necessita manter estratégias para conquistar a confiança do cliente e, assim, estabelecer uma relação saudável e duradoura.
Portanto, entender esse novo momento de evolução pelo qual passa o setor de refrigeração em supermercados é estratégico para o refrigerista, que pode aproveitar a chance para se capacitar e ampliar o número de clientes.
POR EMBRACO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!