Comparação de desempenho de R1234yf e R134a – Refrigeração Automotiva

Resultado de imagem para ar condicionado automotivoEm um estudo recente, um sistema de ar condicionado automotivo foi simulado e comparado o desempenho de HFC-134a e HFO-1234yf como uma alternativa ao HFC-134a.
 
O sistema de ar condicionado compreende um evaporador simulado múltiplas aletas e a placa plana, uma placa oscilante-tipo de compressor, condensador pequeno canal de escoamento paralelo e uma válvula de expansão termostática. Neste programa que têm sido consideradas duas condições diferentes para a análise do ciclo: Para o primeiro estado, a capacidade de arrefecimento é tomada como constante, e o segundo estado é considerada fixa de fluxo de massa do refrigerante. As características de desempenho do sistema, incluindo COP e capacidade de refrigeração, foram estudadas com diferentes parâmetros de mudança.
Os resultados mostram que o lado coeficiente de transferência de calor é HFO-1234yf refrigerante 18 a 21% menor do que a de HFC-134a e a queda de pressão é de 24% e 20% mais baixo do que o HFC-134a durante processos condensação e evaporação, respectivamente. 
Além disso, uma capacidade de arrefecimento constante, o COP HFO-1234yf é menos do que o HFC-134a em 1,3 a 5%, e um fluxo de massa constante, o COP HFO-1234yf é de cerca de 18% maior do que o de HFC-134a

Fonte: Duván Chaverra

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