É preciso saber os procedimentos mais adequados e ter uma boa postura para obter os melhores resultados. A expressão “boas práticas” ganhou força nos últimos anos, por indicar exatamente o que se espera dos profissionais que prestam serviços: que eles trabalhem usando as melhores técnicas. Na assistência técnica de equipamentos de refrigeração, podemos dividir o conjunto de boas práticas em duas áreas principais: procedimentos técnicos e atendimento ao cliente. Vamos começar falando da parte técnica, que envolve:
Ter boa formação e estar disposto a aprender sempre mais (em cursos, leituras, trocas de experiências com colegas);
Possuir as ferramentas e equipamentos necessários e saber usá-los;
Seguir as orientações dos fabricantes de produtos e componentes;
Assumir o compromisso de não improvisar ou fazer “gambiarras”.
Como um bom profissional começa o seu trabalho? Primeiro, é preciso ouvir o cliente para entender qual é a necessidade dele. Em seguida, vem um exame completo no sistema para descobrir o defeito. Descoberto o problema, devem ser seguidos os procedimentos recomendados para um bom serviço (como os que são mostrados no novo vídeo da Embraco sobre a troca do compressor). No que se refere ao atendimento ao cliente, também existem boas práticas que devem ser respeitadas. Saber os aspectos técnicos é parte fundamental do trabalho de um bom refrigerista. Mas de nada adianta se o cliente não ficar com uma boa impressão da pessoa que contratou para o serviço. É preciso:
Tratar o cliente com cortesia e mostrar interesse pelas suas necessidades;
Ser limpo e organizado no seu trabalho;
Cobrar o preço justo;
Cumprir o que foi combinado;
Oferecer garantia do serviço.
Usando essas práticas não tem erro. Você será sempre reconhecido como um bom profissional.
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