Por que você considera a geladeira a maior invenção do século 20?
Várias outras pessoas já manifestaram essa mesma opinião. A
geladeira, associada à presença de
energia elétrica, revolucionou o mercado, tornando acessível a muito
mais gente uma alimentação com
qualidade e maior durabilidade. Beneficiou as pessoas do ponto de vista da conveniência, já que passaram
a poder armazenar produtos sem
ter de fazer compras diariamente.
Ao mesmo tempo, contribuiu para
a saúde, ao garantir a conservação
adequada dos alimentos.
O que mudou com 95% das casas
tendo geladeira no Brasil?
Essa é uma realidade já presente nos países mais ricos e que chegou ao Brasil no último meio século.
Além dos benefícios que já mencionei, uma melhoria fundamental
foi o desenvolvimento do chamado
“varejo moderno”. O crescimento e
a modernização dos supermercados,
açougues e quitandas só foram possíveis porque as pessoas hoje têm
geladeira em casa.
O que mais houve de positivo?
É importante destacar, também, que em países quentes e úmidos, como o Brasil, os alimentos se
deterioram mais rapidamente.
Evitar
esse problema é um ganho enorme.
A situação é muito diferente na
Ásia e na África?
De maneira geral, sim, embora
venha mudando rapidamente. Na
China, por exemplo, a porcentagem
de residências que contam com refrigerador cresceu muito nos últimos
anos, alcançando 88% do total. Mas
os números da Índia (24%), Indonésia (33%) e Filipinas (33%) mostram
que ainda há muito para evoluir. Na
África, a maioria dos países está no
mesmo nível ou abaixo da Índia.
Por que isso ocorre?
A primeira explicação está ligada à renda. Ali ainda há muita pobreza. Outro motivo é a falta de uma
rede elétrica confiável em muitos
países, que leva as pessoas a não se sentirem seguras em armazenar
produtos perecíveis.
A questão cultural é a que tem menos peso, na minha opinião. Nesse aspecto, há sempre uma resistência das gerações
mais velhas, que se habituaram, por
exemplo, a comprar carnes em mercados tradicionais, onde o abate de
animais é feito na hora ou na noite
anterior.
Mas a cultura muda rapidamente quando as pessoas têm rede
elétrica e adquirem geladeiras.
Como a pequena presença de geladeiras impacta o comércio de
gêneros alimentícios?
Nas viagens que fiz pela Ásia, me
impressionei com a enorme presença
dos wet markets (mercados molhados), chamados assim por causa das
constantes lavagens para reduzir o
risco de contaminação. Nesses locais,
muitas vezes a céu aberto, estão presentes animais vivos e os produtos
abatidos são expostos em bancadas,
sem refrigeração.
Na Índia e na Indonésia, mais de 90% do consumo é
suprido por esses mercados. Em outros países da região, eles também
são responsáveis pela maior parte
do abastecimento.
É uma situação
precária do ponto de vista da conservação e da higiene – e que se torna
absurda porque a Ásia abriga mais da
metade da população mundial.
POR EMBRACO
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