Você sabe a temperatura ideal de sua geladeira? Veja como aproveitar o melhor da performance do seu eletrodoméstico e conheça a geladeira Brastemp do MasterChef Brasil – líder em tecnologia.
A geladeira é um milagre da preservação dos alimentos modernos. Na temperatura ideal para a geladeira, o aparelho pode manter os alimentos frios e seguros para consumo por dias, até semanas, reduzindo o crescimento de bactérias. Afinal, no mundo da câmara frigorífica, as bactérias podem ser inimigas preocupantes e uma geladeira limpa é sempre mais feliz e saudável.
Manter os alimentos devidamente resfriados, na temperatura certa, ajuda-os a durar mais e ficarem mais frescos. Manter a temperatura ideal da geladeira também pode ajudar a evitar possíveis doenças transmitidas por alimentos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados pela ANVISA, mais de 45% das doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro das casas brasileiras e o principal motivo para isso é o armazenamento incorreto dos alimentos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados pela ANVISA, mais de 45% das doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro das casas brasileiras e o principal motivo para isso é o armazenamento incorreto dos alimentos.
Quando as temperaturas dos alimentos começam a subir acima de um certo ponto – cerca de 5 ° C -, as bactérias começam a se multiplicar exponencialmente. Uma bactéria pode se transformar em 130 mil em apenas 6 horas! Nem todas as bactérias são ruins – mas nem todas são boas também.
Então, tanto para a qualidade de sua comida quanto para reduzir o risco de intoxicação alimentar, é aconselhável manter sua geladeira resfriada até a temperatura recomendada e seguir as boas orientações de manutenção da geladeira.
Geladeira é papo sério! Portanto, o MasterChef contou com a nova geladeira Inverse 4 Portas Brastemp no programa e desafiou os participantes a produzir um prato com o que há na geladeira de todo brasileiro. Imagina se esses alimentos não estivessem na temperatura ideal?
Qual a temperatura ideal para a geladeira?
A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diz que a temperatura recomendada do refrigerador é abaixo de 5° C.
No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C. Essa faixa de temperatura é o mais próximo que você pode chegar do ponto de congelamento sem estar tão frio que sua comida vai congelar. É também o mais próximo que a temperatura da geladeira deve chegar do limite de 5° C, ponto no qual as bactérias começam a se multiplicar rapidamente.
Lembre-se de verificar as instruções de armazenamento nas etiquetas. Muitos itens além de carnes, vegetais e laticínios precisam ser mantidos resfriados. Se você não se atentou à refrigeração adequada de alguma coisa, geralmente é melhor jogá-la fora.
Leite ou suco na temperatura desejada e sorvete firme, são indicativos de que os controles estão configurados adequadamente.
Como manter sua geladeira em uma temperatura segura
Refrigere os alimentos rapidamente!
É recomendado armazenar os alimentos em temperatura ambiente por não mais do que duas horas – e apenas uma hora se estiver mais quente do que 30 °C. Depois disso, os alimentos devem ser cobertos e refrigerados para atender aos padrões de segurança alimentar.
Não coloque comida quente na geladeira para esfriar!
Em vez disso, deve ser levado à temperatura ambiente primeiro e, em seguida, colocado no refrigerador por dois motivos principais: a comida quente pode fazer com que a temperatura da geladeira caia e os alimentos ao redor se estraguem. Além disso, os alimentos quentes demoram mais para esfriar do que os alimentos em temperatura ambiente, o que aumenta o tempo em que os alimentos permanecem na zona de perigo.
Não armazene alimentos por muito tempo, mesmo que na geladeira!
O ideal para o consumo de comidas preparadas é de, no máximo, cinco dias.
Armazene corretamente os alimentos em seus compartimentos!
As geladeiras possuem diferentes compartimentos, prateleiras e gavetas para que tudo seja armazenado da melhor maneira. Entenda um pouco mais sobre como organizar a geladeira e dicas simples para não errar mais.
Além da geladeira Inverse l 4, a linha de geladeiras Brastemp Inverse l 3 tem compartimentos específicos para diferentes tipos de alimentos: o feature Freeze Control Pro conta com settings de temperatura para cerveja extragelada, carne pronta para corte, frios e laticínios e vinhos e espumantes. Com isso você controla tanto a temperatura de sua geladeira quanto do freezer de forma independente, podendo usar a temperatura máxima para cada compartimento.
Não sobrecarregue sua geladeira!
O ar frio deve circular em torno dos alimentos refrigerados para mantê-los devidamente resfriados. Por isso, não coloque panos ou toalhas e não deixe seu refrigerador superlotado.
Verifique regularmente a condição da sua geladeira!
Analise as condições das borrachas da sua geladeira, se estão oferecendo um isolamento ideal e deixa-a limpa para melhor performance do seu refrigerador. Além disso, os produtos contém controle de temperatura em “mínimo e máximo” e instruções nos manuais para usar corretamente em cada dia.
A temperatura correta para cada ingrediente
Como falamos anteriormente, da fazenda à mesa, é importante manter os alimentos na temperatura certa para impedir o crescimento de bactérias.
Carne crua, aves, peixes, ovos e alimentos lácteos precisam ser resfriados ou congelados para evitar a propagação de doenças.
A nova geladeira Brastemp Inverse 4 te ajuda com isso: ela possui o Convertible Space, que é um compartimento com controle de temperatura independente para escolher entre freezer, geladeira ou adega, com até 12 opções de temperatura para criar o ambiente ideal para os mais variados tipos de alimentos e bebidas.
Carnes e peixes
A carne deve ser armazenada na parte mais fria da geladeira, por volta de 0°C. Conforme as temperaturas de armazenamento se aproximam de 5ºC, a perecibilidade aumenta.
Portanto, você pode armazenar corretamente suas carnes e manter sua qualidade, prolongando o tempo de conservação.
Refeições Semanais
Já para refeições preparadas, é indicada a conservação atenta desses alimentos mais perecíveis em cerca de -7ºC.
Como são produtos mais delicados e que podem estragar facilmente devido à sua perecibilidade, é importante notar onde serão armazenados ou irão estragar rapidamente se não estiverem em temperaturas adequadas.
Lembra das bactérias que conversamos? A Inverse 4 possui uma tecnologia que ajuda a conservar seus alimentos frescos por até 15 dias e elimina até 99% das bactérias da sua geladeira.
Frutas e Legumes
Você já se perguntou por que sua alface fica marrom, suas cenouras amolecem e seus tomates têm gosto de papelão? A maioria dos refrigeradores tem compartimentos especiais ou “gavetas mais frescas” para armazenar frutas e vegetais, geralmente com mecanismos deslizantes para controlar a umidade na gaveta.
A melhor temperatura para conservá-los é em 4ºC e manter as condições necessárias ideais para suas frutas e legumes. É legal saber: gavetas mais frias são mais eficazes quando estão pelo menos dois terços cheias.
Vinhos e Cervejas especiais
É extremamente importante guardar os vinhos em uma temperatura ideal. Por quê? O sabor!
As flutuações de temperatura causam reações químicas que podem causar defeitos no vinho. Se você armazenar o vinho em uma temperatura muito alta, você o cozinha e destrói o sabor. Com uma temperatura muito baixa, você causa congelamento e a rolha fica comprometida, causando oxidação e, também, estragando o sabor. Portanto, a temperatura ideal para geladeira deve ser cerca de 10ºC, que é indicada para resfriar adequadamente o seu vinho branco ou espumante e ter o melhor sabor.
Além disso, conheça nossa linha de adegas.
Sorvetes e Sobremesas
Não permita que o sorvete amoleça e congele repetidamente. Quando os pequenos cristais de gelo do sorvete derretem e congelam novamente, eles podem acabar se transformando em pedaços grandes e intragáveis.
Portanto, seu freezer deve estar ajustado a -12ºC, temperatura ideal para servi-lo.
Dica Brastemp: Não armazene sorvete ao lado de alimentos descobertos! Odores podem penetrar no sorvete e afetar seu sabor.
Uma geladeira pode ter tudo isso e ainda se ajustar ao que você precisa!
Todas informações acima podem parecer complicadas de serem aplicadas no dia a dia – mas não são! Com a mais nova geladeira Inverse 4 Portas da Brastemp, você possui inúmeros recursos para armazenar os seus alimentos e escolher a temperatura ideal da geladeira para cada grupo deles.
Você pode ter acesso à água fresca o dia todo e ainda, mais de 1,5kg de gelo por dia, podendo escolher entre gelos em cubos ou picados.
Sobre as temperaturas? Também te ajuda. Com o compartimento com controle de temperatura independente, o Convertible Space, você pode escolher o que se adequa diretamente à sua necessidade.
Como mencionado, as temperaturas são muito importantes no armazenamento de alimentos. Portanto, você pode escolher que seu Convertible Space possa fazer a função de freezer (congelamento intenso), ou ser setado para sorvetes/sobremesas (congelamento médio), mas também como função de adega para vinhos e cervejas especiais, ou frutas e vegetais, sem deixar as carnes e peixes para trás. Ou seja, é você quem manda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!