CLIMATIZAÇÃO Instalação de ar-condicionado em marquises e telhados exige cuidados especiais

Não é raro vermos notícias de marquises ou telhados que caíram e machucaram moradores ou pessoas que estavam na rua. Um dos motivos que podem deixar a estrutura mais frágil pode ser a colocação de equipamentos e outros pesos em cima, como é o caso de aparelhos de ar condicionado.

De acordo com o diretor técnico da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), Ricardo Albert, antes destas instalações, é necessário avaliar integralmente o local.
“Este é um trabalho multidisciplinar, que deve ser sempre validado pelo projetista estrutural do prédio, com a informação de peso operacional fornecida pelo fabricante do equipamento. Também deve ser previsto suporte com elemento antivibração”, salienta.
Outro cuidado destacado pelo engenheiro é observar se o equipamento tem condensação, como no caso de unidades ciclo reverso. Se positivo, deve ser previsto sistema de drenagem, podendo ser conectado a tubulação pluvial, evitando conectar com a tubulação cloacal, ou deixar “pingando” na laje.
Além disso deve ser previsto um acesso seguro à marquise, tanto para instalar o equipamento quanto para os futuros procedimentos de manutenção. Então, além do peso do equipamento, deve-se levar em conta um acréscimo de peso de pelo menos duas pessoas e dos materiais e equipamentos de instalação e manutenção.
Por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!