Assim como nos modelos de conforto
residencial, aparelhos eletrônicos são mais procurados para embarcações,
pois através do painel, pode informar quando estão com algum problema e
também ficar visível a temperatura desejada.
Abaixo, abordaremos alguns assuntos como:
* Tipos de sistemas;
* Como identificar a quantidade de BTUs necessárias;
* Energias disponíveis para alimentar o sistema;
* Limpeza;
* Principais marcas de ar condicionado náutico;
* Custo.
* Tipos de sistemas;
* Como identificar a quantidade de BTUs necessárias;
* Energias disponíveis para alimentar o sistema;
* Limpeza;
* Principais marcas de ar condicionado náutico;
* Custo.
Tipos de sistemas
Os
usuários de ares condicionados náuticos podem optar por diversos
sistemas, sendo o que contém dutos o mais usual. Aparelhos compactos,
como portáteis e até mesmo a marinização de sistemas residenciais é
possível, confira:
Embutido / Dutado
A ideia é de um ar condicionado central, onde há o equipamento na casa de maquinas do barco e através de dutos o ar é distribuído pela embarcação. Este modelo requer uma instalação profissional e pode ser instalado em barcos de qualquer dimensão.
A ideia é de um ar condicionado central, onde há o equipamento na casa de maquinas do barco e através de dutos o ar é distribuído pela embarcação. Este modelo requer uma instalação profissional e pode ser instalado em barcos de qualquer dimensão.
Escotilha / Portátil
O modelo portátil também é conhecido como escotilha. O aparelho é colocado na abertura da escotilha, no teto, da cabine, quando a embarcação está parada e fica guardado no interior do barco quando se está navegando. O problema podem ser as potências, já que não possuem muitas opções, demorando mais para gelar e gastando mais energia em grandes espaços.
O modelo portátil também é conhecido como escotilha. O aparelho é colocado na abertura da escotilha, no teto, da cabine, quando a embarcação está parada e fica guardado no interior do barco quando se está navegando. O problema podem ser as potências, já que não possuem muitas opções, demorando mais para gelar e gastando mais energia em grandes espaços.
Marinização
Usar um sistema residencial, como o Split, por exemplo, é possível. Essa transformação é chamada de sistema off-shore e pode ser aplicada em qualquer capacidade de aparelhos, desde 7.000 até 60.000 BTUs, seja Split, self ou até mesmo janela.
Usar um sistema residencial, como o Split, por exemplo, é possível. Essa transformação é chamada de sistema off-shore e pode ser aplicada em qualquer capacidade de aparelhos, desde 7.000 até 60.000 BTUs, seja Split, self ou até mesmo janela.
Como saber qual a potência necessária para o seu barco
O
primeiro aspecto a ser avaliado é o modelo do barco. O isolamento
térmico e as características do ambiente devem ser levados em
consideração, afinal, se a circulação de ar for grande a potência do
aparelho deve ser maior, assim como se a cabine for fechada, o
dimensionamento será mais simples e a potência poderá ser menor.
Assim como os ares condicionados
tradicionais, antes de adquirir e instalar um sistema de refrigeração no
seu barco, você deve observar a quantidade de BTUs necessário. Nossa calculadora online de BTU poderá lhe ajudar.
Energia e eficiência
Muitos sistemas e aparelhos são mantidos por geradores, que fornecem energia às instalações. Mas, assim como nos sistemas de ar condicionado veicular, modelos compactos permitem que sejam ligados na bateria da embarcação.
Os barcos com muitas janelas na cabine
fazem com que o ar condicionado trabalhe mais. E os barcos com cascos
escuros esquentam mais e são mais difíceis de refrescar. Em ambos os
casos, os gastos com energia aumentam.
Limpeza
Alguns fabricantes aconselham higienizar e lavar o aparelho (com água doce) a cada 30 dias, evitando que a maresia e até mesmo resíduos comprometam o funcionamento do equipamento. A higienização dos filtros, evitando doenças respiratórias também é fundamental.
Alguns fabricantes aconselham higienizar e lavar o aparelho (com água doce) a cada 30 dias, evitando que a maresia e até mesmo resíduos comprometam o funcionamento do equipamento. A higienização dos filtros, evitando doenças respiratórias também é fundamental.
Principais marcas de ar condicionado náutico:
Dometic: O Grupo Dometic pode ser considerado o maior do setor. Sueco, o fabricante oferece sistemas refrigerados de ar condicionado para aplicações em iates, barcos de trabalho e navios militares. É responsável por marcas consagradas do setor, como a Cruisair, Marine Ar e a própria Dometic. Alguns aparelhos do grupo:
DuraSea Rooftop – Equipamento totalmente marinizado de 15.000 BTUs. Projetado para ser instalado em uma plataforma plana ou no último piso e esfriar a área logo abaixo.
DuraSea Condensadores Refrigerados a Ar – Tem como ponto principal a durabilidade. Fica localizado no convés ou no piso superior. Os condensadores DuraSea dispõem de um armário de aço inoxidável e a capacidade vai de 36.000 a 120.000 BTUs.
SSA16 – Com 16.000 BTUs, o equipamento possui armário de aço inoxidável com componentes internos revestidos, que são resistentes à corrosão.
Dometic: O Grupo Dometic pode ser considerado o maior do setor. Sueco, o fabricante oferece sistemas refrigerados de ar condicionado para aplicações em iates, barcos de trabalho e navios militares. É responsável por marcas consagradas do setor, como a Cruisair, Marine Ar e a própria Dometic. Alguns aparelhos do grupo:
DuraSea Rooftop – Equipamento totalmente marinizado de 15.000 BTUs. Projetado para ser instalado em uma plataforma plana ou no último piso e esfriar a área logo abaixo.
DuraSea Condensadores Refrigerados a Ar – Tem como ponto principal a durabilidade. Fica localizado no convés ou no piso superior. Os condensadores DuraSea dispõem de um armário de aço inoxidável e a capacidade vai de 36.000 a 120.000 BTUs.
SSA16 – Com 16.000 BTUs, o equipamento possui armário de aço inoxidável com componentes internos revestidos, que são resistentes à corrosão.
Redação do Portal WebArCondicionado.
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