POSSÍVEIS PROBLEMAS NO REFRIGERADOR COM ALTO CONSUMO DE ENERGIA

Com a retração econômica do nosso país e com o aumento frequente da conta de energia elétrica, economizar se tornou uma das prioridades para a população.

O alto consumo de energia de um refrigerador pode ser um vilão para as despesas. Por isso, é sempre importante que a manutenção dos aparelhos esteja em dia, evitando gastos desnecessários.

As causas para que o refrigerador tenha um alto consumo de energia são muitas. Abaixo, listamos os possíveis problemas e as medidas como solução, que podem ser executadas por um refrigerista.


Fatores que geram alto consumo de energia:

Tensão muito alta
Para eliminar os problemas de tensões superiores a 132V (nominal 115V) e 240V (nominal 220V) recomendamos o uso de um estabilizador de tensão.

Ligação errada na caixa de conexões
Verifique as ligações com auxílio do esquema elétrico do refrigerador.

Lâmpada interna não apaga
Verifique se o interruptor da lâmpada apresenta algum problema como mau contato ou fixação incorreta.

Termostato não desliga
Confira se a fixação do bulbo do termostato está correta. Gire o botão do termostato para o ponto mínimo (menos frio) e verifique se o compressor desliga. Se o problema continuar, substitua o termostato.

Termostato regulado na posição máxima (mais fria)
Gire o botão do termostato para o ponto mínimo (menos frio) e verifique se o compressor desliga dentro da faixa de uso. Regule o termostato e instrua o usuário quanto à utilização correta.

Termostato com bulbo solto
Fixe corretamente o bulbo do termostato.

Termostato inadequado
Averigue se o modelo do termostato utilizado é o indicado pelo fabricante. Se necessário, consulte o fabricante do sistema de refrigeração.

Compressor com alta amperagem (corrente elevada)
Só podemos considerar alta amperagem se o protetor térmico estiver atuando. Se você não estiver seguro de que esse é o defeito, confira se o compressor pode ter outros problemas. Se necessário, troque-o.

Condensador sujo, coberto ou com falta de circulação de ar
Limpe o condensador e desobstrua as passagens de ar. Essa dica é muito válida para equipamentos comerciais.

Má vedação da porta
Averigue se a porta está mal ajustada ou se a gaxeta (borracha de vedação da porta) está danificada ou descolada. Ajuste a porta e/ou troque a gaxeta.

Localização do refrigerador inadequada
O sistema de refrigeração não deve ficar perto de fogões, paredes expostas ao sol e locais sem ventilação. Sob as condições citadas, o sistema de refrigeração perde rendimento.

Refrigerador sem bandeja divisória do congelador
Confira se a bandeja divisória está sendo utilizada e se está instalada corretamente.

Refrigerador utilizado em demasia
Instrua o usuário para evitar a abertura da porta com muita frequência.

Encharcamento do isolamento (lã de vidro)
Localize o ponto de passagem da umidade e corrija.

Deterioração ou falta de isolamento térmico
Localize e substitua ou complete o isolamento térmico.

Excesso de carga de fluido refrigerante no refrigerador
Verifique se há sudação na linha de retorno do refrigerador. Se houver, coloque a carga de fluido refrigerante correta, de preferência utilizando uma balança de precisão.

Falta de fluido refrigerante
Geralmente se forma uma camada irregular de gelo no evaporador. Coloque uma nova carga de fluido refrigerante.

Compressor inadequado ao sistema
Consulte a tabela de aplicação de compressores Embraco. Troque pelo modelo adequado.

Compressor com baixa capacidade
Esse é um defeito raro, contudo pode ter ocorrido um problema. Repasse as outras possíveis causas de defeitos em compressores. Não sendo nenhuma deles, troque por um compressor adequado.

Compressores com alta eficiência energética são apresentados na Febrava

A Embraco desenvolve tecnologias que ajudam reduzir o consumo de energia. São novas soluções, apresentadas na Febrava, com alta eficiência energética, aspecto fundamental que reforça a estratégia da empresa focada na sustentabilidade.

Plug n’ Cool

Solução completa, voltada para a refrigeração comercial.  É uma alternativa à refrigeração remota para algumas aplicações, o que gera uma economia de energia e de gastos, além de ser de fácil instalação. O produto, que pode ser utilizado em gabinetes resfriados tipo autosserviços, usa o gás refrigerante natural R-290 (propano) e possui baixo ruído e vibração.

Compressores NEU

Compressores on-off, robustos e até 20% mais eficientes energeticamente, se comparados a outros do mercado com a mesma capacidade de refrigeração. Os produtos, que são uma evolução da plataforma NEK, possuem a mesma configuração externa dos modelos anteriores, o que facilita a instalação e a reposição em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!