Refrigeração industrial - dicas para quem quer iniciar seu novo negócio

Onde há máquinas e equipamentos de refrigeração há, também, necessidade de mão de obra qualificada para realizar manutenções periódicas nas peças

Ao ramo de atividades que desenvolve cuidados e manutenções em equipamentos industriais como câmaras de ar, em sistemas de resfriamento e sistemas de troca de calor, dá-se o nome de refrigeração industrial.
Trata-se de um segmento de mercado em pleno crescimento, visto que onde há máquinas e equipamentos de refrigeração há, também, a necessidade de mão de obra qualificada para realizar manutenções periódicas nas câmaras de ar e em outras peças. Neste sentido, as firmas prestadoras de serviço devem contar, em seu quadro de pessoal, com profissionais devidamente qualificados, como engenheiros químicos, técnicos em refrigeração, representantes comerciais, compradores, atendentes, motoristas e outros.

Capacitação

O técnico em refrigeração é uma peça estratégica no desenvolvimento das atividades do ramo industrial. Deve possuir certificação, qualificação profissional e passar por constantes reciclagens, a fim de aprimorar seus conhecimentos. Independente da área de atuação, seja ela de alimentos, química, petroquímica, setor hoteleiro, shoppings e outros, onde houver máquinas de refrigeração seus serviços serão solicitados. É necessário, no entanto, que este profissional possua conhecimentos específicos para, corretamente, ser capaz de interpretar gráficos, fluxogramas e demais recursos técnicos, além de possuir conhecimentos em física termodinâmica, matemática e outros.

Cuidados com equipamentos

Os equipamentos de refrigeração, além de devidamente posicionados, devem ser previamente testados antes de entrarem em operação. De uma forma geral, todas as instalações onde há incidência de gás amônia, devido aos equipamentos nelas alojados, devem ser alvo de constantes cuidados e inspeções.

Tendências de mercado

A refrigeração industrial é uma atividade que requer constante atualização quanto ás novas tecnologias que surgem a cada novo dia. É necessário, portanto, que a empresa mantenha sua competitividade ficando a par de todas as tecnologias, técnicas e métodos empregados na manutenção dos equipamentos.

Medidas de proteção

Nas instalações onde ficam alojados os equipamentos, que necessitam de amônia para o seu funcionamento, algumas recomendações devem ser seguidas:

1- Faz-se necessário que haja boa ventilação local;
2- Faz-se necessários que os equipamentos possuam mecanismos de alerta contra os possíveis vazamentos;
3- Faz-se necessário o uso de uniformes e equipamentos individuais nos funcionários que trabalham em contato direto com as máquinas;
4- Faz-se necessário sério treinamento da mão de obra;
5- Faz-se necessário um sistema de controle e inspeções constantes para proteção dos técnicos e todos os funcionários envolvidos nas atividades operacionais em contato com o conjunto de máquinas.

Investimentos e equipamentos

As empresas de refrigeração industrial devem conter: galpão, escritório, copa, banheiros e garagem, todos dentro das normas exigidas por lei, além de possuírem alvará de funcionamento. Deverão investir, também, em equipamentos, como maçaricos, bombas de vácuo, termômetros, controladores para frigoríficos, curvadores de cobre, termômetro infravermelho, alicate amperímetro, termo-higrômetro e outros equipamentos.

Controle financeiro

Para que se tenha sucesso no empreendimento, é necessário fazer rigoroso controle financeiro do fluxo de caixa, do estoque, dos custos fixos e variáveis, do capital de giro e dos reinvestimentos. A consequência de um eficaz planejamento e controle financeiro é o aumento da capacidade da empresa em reinvestir seus recursos.

Prestação de serviços

As empresas de refrigeração industrial trabalham com contratos para a prestação de serviços de manutenção periódica em equipamentos. Portanto, mais uma vez, é necessário investir fortemente em aprendizado e qualificação dos prestadores de serviços, sobre requisitos técnicos, novas tecnologias e quanto às normas de segurança e proteção para o setor.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Novo Negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!