REFRIGERADORES CONECTADOS

Tecnologia avança e novidades de impacto estão começando a chegar ao mercado.

A geladeira é considerada uma das principais invenções do século passado, mas ainda existe muito espaço para inovar. Em vários aspectos houve avanços significativos nos últimos tempos, como a tecnologia Embraco Wisemotion, de compressores que dispensam o uso de óleo lubrificante.
Refrigerador com duas telas de LCD apresentado pela Haier no Consumer Electronics Show 2016
Refrigerador com duas telas de LCD
apresentado pela Haier no Consumer
Electronics Show 2016


No que se refere à internet, os estudos e testes para sua utilização associada a equipamentos de refrigeração se iniciaram há bastante tempo.

Refrigeradores conectados já foram apresentados em eventos do setor de eletrônicos e alguns deles chegaram a ser lançados no mercado. Essa evolução teve um grande passo na edição de 2016 do Consumer Electronics Show (CES) – considerado o principal evento de produtos eletrônicos de consumo do mundo –, realizada em janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos.


Modelo R2-D2 da Haier: age quase como um robô
Modelo R2-D2 da Haier: age quase como
um robô

Ali foram apresentados refrigeradores com recursos muito inovadores e que trazem grandes vantagens para os seus proprietários em termos de comodidade e interatividade. Em um dos modelos lançados, ao bater duas vezes em sua janela frontal, a luz interna se acende, permitindo que se veja o interior do gabinete. O mesmo equipamento conta com um sensor na sua base para abrir a porta quando as suas mãos estão ocupadas.


Outros refrigeradores apresentados no evento oferecem a possibilidade de ouvir música, assistir TV e acessar receitas enquanto se cozinha. Há ainda modelos que informam o estoque contido no interior do gabinete, para que o proprietário possa repor os produtos que estão faltando.

Uma inovação que chamou muito a atenção foi o refrigerador R2-D2, mostrado pela Haier.

Trata-se de um modelo de pequeno porte, projetado para gelar uma quantidade limitada de latas ou garrafas de bebidas. Ele se conecta à internet, mas não é isso que o diferencia. Um dos motivos para o impacto que causou está ligado ao seu visual: parece um robô da série Star Wars. Para completar, ele se move, levando, por exemplo, as bebidas a uma pessoa que está no sofá assistindo à TV. O R2-D2 parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica, mas já é uma realidade (por enquanto, feito apenas sob encomenda).

Com esses avanços, um dos desafios é o risco de que os equipamentos fiquem obsoletos em pouco tempo. Como a tecnologia na área da eletrônica e da conectividade evolui muito velozmente, dificilmente alguém desejará manter um equipamento dessa nova geração com dez anos de uso, a não ser que exista a possibilidade de atualizá-­lo. Mas certamente já existem pesquisas em andamento para resolver essa questão. Afinal, a refrigeração é uma área em que a inovação nunca para.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!