OS SEGREDOS DA ELETRICIDADE

Refrigeristas precisam ter noções básicas sobre o tema.

Ter conhecimentos de eletricidade é fundamental para que os refrigeristas possam fazer bem o seu trabalho, sem causar problemas para os equipamentos e componentes e sem gerar riscos para a sua segurança. Explicamos a seguir quatro conceitos-chave nessa área.

Tensão elétrica
Vamos começar pela tensão elétrica, também chamada de voltagem. Sua unidade de medida é o volt, representado pela letra V.



Todos os aparelhos elétricos são projetados para funcionar em uma determinada tensão ou faixa de tensão: 110V, 115V, 115-127V ou 220V. Esse valor, especificado pelo fabricante, é chamado de tensão nominal.

Existe também a tensão nominal de fornecimento, que é a prometida pelas empresas concessionárias de energia elétrica. No Brasil, há muitas variações nessa tensão, o que pode prejudicar alguns equipamentos. Essa variação, para baixo, ocorre muitas vezes nos horários de pico de consumo e em áreas rurais, que são final da rede distribuição. Para evitar problemas, utiliza-se um estabilizador ou um regulador de voltagem.

Os refrigeradores, de maneira geral, suportam bem as flutuações na rede elétrica. Os compressores Embraco são projetados para trabalhar com uma variação de no máximo 10% para mais ou para menos em relação à tensão nominal. Por exemplo, um compressor com tensão de 220V nominal pode trabalhar com voltagem desde 198V a 242V.

Nem sempre o aparelho é adequado para a tensão oferecida no local. Nesses casos, a solução é utilizar um transformador, que reduz a tensão de 220V para 110V ou a aumenta de 110V para 220V.

Para saber a tensão, usa-se o voltímetro. Esse instrumento, que deve fazer parte do kit de ferramentas dos refrigeristas, é sempre ligado em paralelo aos pontos entre os quais se deseja medir a tensão.

Corrente elétrica
A corrente é a “quantidade” de energia elétrica que passa pelos circuitos e aparelhos, conduzida pelos fios e cabos elétricos. A unidade de medida de corrente elétrica é o Ampère, representado pela letra A.

Existem dois tipos de corrente:

Corrente contínua, conhecida por CC ou DC (do inglês, direct current);
Corrente alternada – CA ou AC (de alternating current).
A corrente contínua flui em uma só direção. É o que acontece com pilhas e baterias, em que a corrente sempre irá ocorrer do polo negativo para o polo positivo.

Já a corrente alternada muda constantemente de direção, invertendo a polaridade a cada ciclo. Um ciclo completo leva a corrente do zero ao valor máximo em uma direção, desce até zero, repetindo depois o mesmo fenômeno na direção oposta. Presente nas etiquetas dos compressores Embraco, o símbolo “~” significa corrente alternada.

De acordo com o país, a corrente alternada da rede elétrica pode ter uma frequência diferente, ou seja, um número diferente de ciclos completos concluídos a cada segundo. Pode ser de 50 ciclos por segundo (50Hz), caso de alguns países da América Latina (como Argentina, Paraguai e Bolívia), ou 60 ciclos por segundo (60Hz), como no Brasil, EUA e México.

Para medir a corrente elétrica, usa-se o amperímetro. Esse é outro instrumento que o refrigerista deve ter, lembrando sempre que ele deve ser ligado em série no circuito.

Resistência elétrica
A resistência elétrica é a capacidade de um corpo ou material se opor à passagem de corrente. Indica a dificuldade que a corrente elétrica tem para fluir pelo circuito. Assim, para uma mesma tensão, quanto maior a resistência, menos corrente elétrica passará.

Vários fatores contribuem para a resistência: a composição dos materiais, seu comprimento, seção transversal e temperatura. A resistência máxima é obtida com o uso de materiais isolantes ou dielétricos, como vidro, porcelana, borracha e certos materiais sintéticos.  Metais como o cobre e alumínio são bons condutores de corrente elétrica, apresentando pouca resistência à passagem da corrente. Por isso, são usados em fios, cabos elétricos e motores dos compressores.

O dispositivo popularmente chamado de “resistência”, presente em chuveiros e outros aparelhos, na verdade se chama resistor. Ele é usado para transformar a energia elétrica em calor (energia térmica).

A resistência elétrica tem como unidade de medida o ohm, simbolizada pela letra grega ômega (Ω). Ela é medida pelo ohmímetro, que muitas vezes é parte de um aparelho multiteste. Na refrigeração, esse instrumento é usado para medir a resistência das bobinas de motores e resistores, assim como para detectar problemas de continuidade (circuito interrompido ou não) dos fios entre interruptores, o termostato e outros componentes.

Para a medição da resistência de qualquer compressor ou equipamento, é necessário que ele esteja desligado e que a corrente que passa por ele seja igual a zero. A medição é feita entre dois pontos: por exemplo, entre os bornes das bobinas de partida e de funcionamento.

Potência elétrica
A potência elétrica indica o trabalho elétrico realizado por um aparelho durante um determinado período de tempo. Esse trabalho elétrico envolve a transformação de energia elétrica em outro tipo de energia (mecânica, por exemplo) ocorrendo sempre que uma tensão elétrica impulsiona cargas elétricas por meio de um condutor.

Em um refrigerador, a energia elétrica é transformada em energia mecânica acionando o motor do compressor. Por sua vez, o compressor utiliza a energia mecânica para fazer circular fluido refrigerante, transferindo o calor de dentro do gabinete para fora.

A unidade de medida de potência elétrica é o watt, representado pela letra W. Em geral, todo aparelho elétrico informa a potência que usará, definida em seu projeto (a chamada potência nominal).

Em lâmpadas elétricas, por exemplo, encontramos especificações como 120V e 60W, que indicam que ela deve ser ligada na tensão de 120 volts para consumir 60 watts de potência. Se for ligada a uma fonte de 220 volts, a lâmpada dissipará muito mais que os 60 watts especificados e queimará. Por outro lado, se for conectada a uma fonte inferior a 120 volts, dissipará menos potência, fornecendo iluminação mais fraca.

Para medir a potência que está sendo consumida por aparelhos e dispositivos, usa-se o wattímetro. Essa medição é importante para:

Checar se estão ligados corretamente e se aproveitam a potência para que foram projetados;
Avaliar se estão funcionando dentro de suas condições ideais;
Ver se os componentes usados na ligação estão de acordo com as especificações do fabricante (por exemplo, o diâmetro da bitola do fio de alimentação).

fonte:  Clube da Refrigeração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!