Nada como preparar a casa, o comércio e o escritório para fugir do desconforto do calor e criar ilhas de tranquilidade e bem estar para a família e os clientes. Mas em meio a tantos modelos de ar-condicionado, é comum surgir algumas dúvidas. Afinal, qual o melhor para o seu ambiente? Qual a diferença entre ar-condicionado inverter e o convencional? Veja a resposta aqui e descubra a melhor solução para o seu caso.
Ar-condicionado inverter e tradicional não funcionam da mesma forma
Há várias pequenas diferenças entre o ar-condicionado inverter e o sistema convencional, mas se você está em dúvida sobre qual deles optar, basta responder a uma pergunta: você quer economizar na conta de energia elétrica? Se a resposta é sim, o ideal para você é o ar-condicionado inverter, que por funcionar de uma forma diferente do tradicional, pode significar uma economia de até 60% quando comparado com o convecional.
No sistema inverter, o compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada, o que faz com que a climatização aconteça aos poucos. Esse circuito inteligente de faz com que o aparelho mantenha a temperatura ambiente constante, com muito pouca oscilação, como você pode ver no esquema abaixo.
Já no ar-condicionado convencional, acontece exatamente o contrário. O compressor funciona ligando e desligando para manter o ambiente climatizado, o que causa uma grande variação de temperatura, causando picos de energia – que, por sua vez, consomem grande quantidade de eletricidade. Como o inverter não cria esses picos, ele é muito mais econômico.
Controle de temperatura, ruído, conforto climático: qual escolher?
Mas as diferenças entre o ar-condicionado inverter e o convencional não param por aí. O inverter também oferece maior controle, já que também atinge a temperatura escolhida mais rapidamente do que o tradicional. Como nos aparelhos tradicionais a oscilação de temperatura é maior, ele também leva mais tempo para alcançar a temperatura desejada.
É claro que isso, além da conta de energia, também influencia no conforto térmico. E é aí que o ar-condicionado inverter ganha mais pontos outra vez. Enquanto no sistema tradicional o jato de ar é intenso, podendo incomodar quem fica mais próximo ou na direção, no inverter o jato é suave e contínuo, agindo de forma mais espalhada. Isso faz com que ele se espalhe pelo ambiente com mais facilidade, melhorando a qualidade da refrigeração.
Por outro lado, o nível de ruído dos aparelhos inverter é menor em comparação aos aparelhos comuns, o que pode fazer toda a diferença em locais como consultórios, casas de repouso, clínicas, ambientes de trabalho em geral e residências, principalmente nos quartos, garantindo um sono mias tranquilo. Como o compressor opera o tempo inteiro em baixa rotação, o ruído gerado também é muito menor.
Em tempos em que a sustentabilidade é tão valorizada, outro dado é bastante importante: o gás utilizado pelo sistema inverter (R-410) é ecologicamente correto. Além disso, o aparelho utiliza filtros de íon negativos, que retiram do ar sujeiras e odores desagradáveis. Ou seja, além de ser amigo do bolso, o ar-condicionado inverter também é amigo do meio ambiente e da sua saúde.
Há diferença entre ar-condicionado inverter e o convencional de acordo com a região do país?
Basicamente não, mas o ar-condicionado inverter pode ser especialmente indicado em locais onde a variação climática é maior. Em regiões como o Sudeste, por exemplo, pode haver variações de até 10º C em um mesmo dia, o que torna o inverter uma excelente opção para manter a temperatura constante e evitar a diferença climática prejudicial à saúde. Por outro lado, em regiões em que a temperatura é constantemente elevada, o compressor do ar-condicionado convencional acaba funcionando sempre na velocidade máxima, para compensar a troca de calor com o ar externo. Isso faz com que o consumo de eletricidade seja muito grande, o que não ocorre com o inverter.
Escolha o seu modelo de ar-condicionado inverter
A tecnologia inverter já disponível em diversos modelos de ar-condicionado, facilitando ainda mais a sua escolha. Você pode escolher entre os formatos split high-wall, multi split, cassete ou piso-teto qual o que se adequa melhor ao seu ambiente e decoração. É sempre bom lembrar que a tecnologia split não interfere nas demais funções, como sleep, timer, turbo, etc.
Entre o ar-condicionado inverter e o convencional há ainda uma última diferença: o preço. O inverter é um pouco mais caro, mas com tantas vantagens e economia de energia elétrica de até 60% de acordo com o modelo e a marca do aparelho, ele é o que oferece o melhor custo-benefício.
Fonte: Dufrio Refrigeração
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiquem a vontade para fazer suas perguntas relacionadas com as postagens. Assim você tira suas dúvidas e interage com outras pessoas!